O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Artigos

BACCA, PAULA CRISTINA; LORES, CLÁUDIA REGINA. O Discurso Estatístico na Educação Matemática: o Calcanhar de Aquiles e as Prescrições Salvacionistas. ALEXANDRIA (UFSC), v. 5, p. 285-305, 2022.

KERSCHER-FRANCO, MÔNICA MARIA; FLORES, CLÁUDIA REGINA. De um Labirinto Cartográfico, Vidas que se Transformam com Matemática e Arte. Praxis & Saber, v. 15, n. 42,p.  1–17, 2024.

FLORES, CLÁUDIA REGINA.; KERSCHER-FRANCO, MÔNICA MARIA.; WAGNER, DÉBORA REGINA. A Escrita como Possibilidade de um Dizer de Si: Notas sobre um Grupo de Pesquisa. RECEM: Revista Catarinense de Educação Matemática, Blumenau, v.2, n.2, p.1-10,  outubro, 2023

LUDVIG, ISADORA CRISTINA.; FLORES, CLÁUDIA REGINA.; WAGNER, DÉBORA REGINA. No Cultivo de uma Oficina com Arte Contemporânea Indígena: A Soberania de um Saber da Matemática na Escola. REAMEC: Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v.11, n.1, p. 1-17, janeiro-dezembro, 2023

KERSCHER-FRANCO, MÔNICA MARIA.; FLORES, CLÁUDIA REGINA. Oficinas como Experimentações com Matemática e Arte.  BOLEMA: Boletim de Educação Matemática (Online), Rio Claro, v. 37, n. 76, p.  371-391, ago, 2023.

SOUZA, JÉSSICA IGNÁCIO DE; FLORES, CLÁUDIA REGINA. Conceito de Riqueza e Educação Financeira como Prática de Si: Composições Históricas. Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, v.16, n.1, p. 63-80, maio, 2023.

CUCHEDZA, ADAMO DEVI; FLORES, CLÁUDIA, REGINA; WAGNER, DÉBORA REGINA; KERSCHER-FRANCO, MÔNICA MARIA. O que a arte sabe de (com) matemática? Visualidades que transbordam em um grupo de estudantes em formação inicial. Educação Matemática Pesquisa, v. 25, n. 1, p. 227-248, 2023. Versão em inglês: What does art know about (with) mathematics? Visualities that overflow in a group of students in initial training

KERSCHER-FRANCO, MÔNICA MARIA.; FLORES, CLÁUDIA REGINA. Geometria na arte? Cenas de uma colonização do olhar e do pensar em Educação Matemática. Acta Sci (Canoas),v.24, n. 8, p. 42-68, 2022. Versão em inglês: Geometry in Art? Scenes of a Colonisation of the Look and the Thinking in Mathematics Education

SOUZA, JÉSSICA I.; FLORES, CLÁUDIA R. Educação matemática e a formação do homo oeconomicus. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 48, p. 1-18, 2022.

KERSCHER-FRANCO, MÔNICA MARIA.; FLORES, CLÁUDIA REGINA. O caso de uma Matemática que fala do corpo que se olha. Ou, o corpo que se olha com a Arte e fala de Matemática. Revista Perspectiva da Educação Matemática, v. 15, n. 38, p. 1-19, 2022. Versão em Inglês: The case of a Mathematics that speaks of the body that one notices. Or, the body that one notices with the Art and speaks of Mathematics.

SILVA, FRANCINE F. M.; FLORES, CLÁUDIA R.; MACHADO, ROSILENE B. Rastros de memórias sobre o ensino de matemática. REVISTA PEDAGÓGICA, v. 23, p. 1-22, 2021.

FLORES, CLÁUDIA REGINA; KERSCHER, MÔNICA MARIA. Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática (Online), v. 35, n. 69, p. 22-38, 2021.

PSCHEIDT, DANIELE CAROLINE; WAGNER, DÉBORA REGINA. Matemática, História e Técnica Enxaimel: exercícios de pensamentos. HIPÁTIA-Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, v. 5, n. 2, p. 365-382, 2020.

BRIGO, JUSSARA; FLORES, CLÁUDIA REGINA;  WAGNER, DÉBORA REGINA. Sobre o estudar com professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a ideia de uma formação-trilha. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. 8, p. 232-248, 2020.

SOUZA, JÉSSICA IGNÁCIO DE; FLORES, CLÁUDIA REGINA. Intervenção Extemporânea para Construção de uma História da Educação Financeira. Acta Sci. (canoas), v. 22(6), p. 25-44, Nov./Dez. 2020. Versão em inglês:  Extemporaneous Intervention to Construct a Financial Education History

KERSCHER, MÔNICA MARIA; FLORES, CLÁUDIA REGINA. Matemática e arte à luz [e à noite] de Gaston Bachelard: processos criativos na educação. REVEMAT, v. 15, p. 01-19, 2020.

WAGNER, DÉBORA REGINA; FLORES, CLÁUDIA REGINA. (Re)inventando a relação matemática e arte: exercícios de pensamento, exercícios de olhar. REVEMAT, v. 15, p. 01-19, 2020.

BRIGO, JUSSARA; FLORES, CLÁUDIA REGINA; WAGNER, DÉBORA REGINA. Uma Pesquisa com um Grupo de Professoras que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais: atravessamentos com a insubordinação Criativa. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM), v. 10, p. 60-75, 2020.

SILVA, FRANCINE FRAGOSO DE MIRANDA; MACHADO, ROSILENE BEATRIZ; FLORES, CLAUDIA REGINA. Práticas Matemáticas Inscritas em Cadernos Escolares: o caso das frações. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, p. 751-778, 2020.

SOUZA, JÉSSICA JULIANE LINS DE; FLORES, CLÁUDIA REGINA; MACHADO, ROSILENE BEATRIZ. Entre palavras e imagens de um mundo surreal: pensamentos matemáticos em uma experiência com crianças e Salvador Dali. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 38, p. 1-13, jan./mar. 2020.

KERSCHER, Mônica Maria; FLORES, Cláudia Regina.  Formas matemáticas no olhar sobre o corpo humano: pensamento, técnica, arte e educação. Acta Sci. (canoas), v. 22(1), p. 134-150, Jan./Fev. 2020. Versão em inglês: Mathematical Forms in the Look about the Human Body: Thought, Technique, Art and Education.

GESSER, GABRIEL JOSÉ; FLORES, CLÁUDIA REGINA; SCHUCK, CÁSSIA ALINE. Matemática e arte cubista: sobre uma experiência com crianças no ensino fundamental. Ensino e Multidisciplinaridade, São Luís, v. 5, n. 1, 1-17, 2019.

KERSCHER, Mônica Maria; FLORES, Cláudia Regina. Ecos Abstratos ) ) ) ) Experiências sensibilizadas com matemática e com arte. REVEMAT, v. 14, p. 1-13, 2019.

BRIGO, JUSSARA; FLORES, CLAUDIA REGINA. O conto da Panecástica: a ilha dos explicadores desiguais e/ou dos ensinadores iguais. EM TEIA – REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA, v. 10, p. 1-17, 2019.

SOUZA, Jéssica Ignácio; FLORES, Claudia Regina. Olhar [para] e pensar [com] as imagens: problematizações para a construção de uma história da educação financeira. VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE), v. 39, p. 635-649, 2019.

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Claudia Regina. Da Emergência do Desenho como Disciplina Escolar: o território das artes como lugar de parada. Revista de História da Educação MatemáticaEVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 174-196, 2018.

SOUZA, Jéssica Ignácio de; FLORES, Claudia Regina. Educación Matemática Financeira en la Escuela: a propósito de prácticas discursivas para la historia de un saber. Revista Paradigma, v. XXXIX, n. extra 1, p. 249-264, 2018.

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Claudia Regina. Diga logo qual é o seu nome e a sua ocupação! A disciplina do corpo. Revista Bolema, v. 32, n. 61, p. 749-763, ago. 2018.

WAGNER, Débora Regina; FLORES, Claudia Regina. De espaço de mediação a oficinas experiências: uma formação possível com professores que ensinam matemática. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 36, n. 2, p. 468-489, abr-jun. 2018.

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Claudia Regina. O estrangeiro aprendera a falar a língua do imperador… A lógica do traçado. Revista Zetetiké, v. 26, n. 3, set./dez.2018.

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Claudia Regina. Irene vista de dentro ou, das andanças erráticas de um professor-flanêur. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 9, n. 2, 2018.

MACHADO, Rosilene Beatriz; Flores, Cláudia Regina. Tudo são fixações! Descrever o mundo. ALEXANDRIA (UFSC), v. 11, p. 159-178, 2018.

FLORES, Cláudia Regina; KERSCHER, Mônica Maria; FRANCISCO, Bruno Moreno. Escritas em passagens, investigadores infantes e matemáticas brincantes. ALEXANDRIA (UFSC), v. 11, p. 129-142, 2018.

MACHADO, Rosilene Beatriz ; FLORES, Cláudia Regina . Dê-me um mapa! A ordem sobre a terra. REVEMAT, v. 13, p. 28-53, 2018.

SOUZA, Jéssica Ignácio; FLORES, Claudia Regina. Uma História da Educação Financeira na Escola por meio de uma análise em livros didáticos. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 54-67, 2018.

FLORES, Claudia Regina. In-fante e Profanação do Dispositivo da Aprendizagem Matemática. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 171-188, 2017.

SANTOS, Piersandra Simão dos; KUHN, Thaline Thiesen; FLORES, Claudia Regina. Dos enunciados acerca da matemática e do desenho nos grupos escolares catarinenses. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), v. 12, p. 363, 2017.

SCHUCK, Cássia Aline; FLORES, Cláudia Regina. Entre olhares ao infinito e pensamento matemático: educação, visual e pesquisa. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 25, p. 215-232, 2017.

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Claudia Regina. Pode-se viver sem norte? A disciplina do espaço. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 17, n. 34, p. 49-71, 2017.

KUHN, Thaline Thiesen; FLORES, Claudia Regina; ARRUDA, Joseane Pinto de. Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte. Linhas (Florianópolis. Online), v. 17, p. 309-332, 2016.

FLORES, Claudia Regina. Descaminhos: potencialidades da Arte com a Educação Matemática. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online), v. 30, p. 502-514, 2016.

WAGNER, Débora Regina; FLORES, Claudia Regina. Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professores. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 16, p. 467-485, 2016.

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Cláudia Regina. Entre práticas [historiográficas e de desenho]: um movimento metodológico de pesquisa. Zetetiké (on line), v. 24, p. 237-248, 2016.

FRANCISCO, Bruno Moreno; FLORES, Claudia Regina. Re-tra-tos de crianças: experiências e de-formações do pensamento em cena. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE, v. 6, p. 65-80, 2016.

KUHN, Thaline Thiesen; FLORES, Claudia Regina. O ensino de desenhos nos grupos escolares catarinenses: a educação do olhar e da mão. Revista de História da Educação Matemática, v. 2, p. 92, 2016.

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Claudia Regina. Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática]. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 11, p. 149-161, 2016.

BITENCOURT, Janaína Gorette Moreira de; MACHADO, Rosilene Beatriz; ARRUDA, Joseane Pinto de; FLORES, Claudia Regina. Entre as frestas de um ensino significativo: aberturas para um debate na formação [matemática] de professores pedagogos. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 17, p. 191-218, 2015.

FLORES, Claudia Regina. Entre Kandinsky, crianças e corpo: Um exercício de uma pedagogia pobre. Zetetike (UNICAMP), v. 23, p. 238-252, 2015.

SCHUCK, Cássia Aline; FLORES, Claudia R. Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, p. 70-86, 2015.

WAGNER, Débora Regina; FLORES, Claudia Regina. O discurso geométrico movimentando visualidades de professores em uma oficina dispositivo-pedagógico. Vidya (Santa Maria. Online), v. 35, p. 1-20, 2015.

FLORES, Cláudia Regina. História e ensino de Matemática: a fabricação de um corpo proporcional. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 10, p. 51-63, 2015.

FLORES, Claudia Regina; WAGNER, Débora Regina. Um mapa e um inventário da pesquisa brasileira sobre arte e educação matemática. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 16, p. 243-258, 2014.

ARRUDA, Joseane Pinto de; FLORES, Claudia Regina; MATOS, J. M. A Reforma Curricular da Matemática Moderna no Ensino Primário: um estudo entre escolas. Quadrante (Lisboa), v. 1, p. 29-42, 2014.

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Claudia Regina. Scenes from a teaching of drawing: a framework. International Journal for Research in Mathematics Education, v. 4, p. 123-248, 2014.

MACHADO, Rosilene Beatriz; WAGNER, Débora Regina; FLORES, Claudia Regina; SCHUCK, Cássia Aline. Aporética do Infinito: (des)caminhos na matemática e na pintura. Alexandria (UFSC), v. 6, p. 283-317, 2013.

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Claudia Regina. O Corpo Despido pelas Práticas de Desenhar: dos usos à disciplinarização do desenho. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 27, p. 255-280, 2013.

FLORES, Claudia Regina. How can visual history and the art of fortifying serve in training math teachers?. International Journal for Research in Mathematics Education – RIPEM, v. 1, p. 2-15, 2013.

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Claudia Regina. Dos Livros Didáticos de Desenho como Lugar de Memória. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 13, p. 23-40, 2013.

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Claudia Regina. Quando fui professor de desenho… Reflexões sobre uma formação. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 15, p. 431-446, 2013.

SANTOS, Piersandra Simão dos; FLORES, Claudia Regina; ARRUDA, Joseane Pinto de. Fotografias: O Visível e o Invisível de uma História do Ensino da Matemática. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 13, p. 08-22, 2013.

FLORES, Claudia Regina. Iconografia Militar e Práticas do Olhar: Ressonâncias na Visualização Matemática. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 26, p. 87-103, 2012.

FLORES, Claudia Regina; Wagner, Débora Regina; BURATTO, Ivone Catarina Freitas. Pesquisa em Visualização na Educação Matemática: Conceitos, Tendências e Perspectivas. Educação Matemática Pesquisa (Impresso), v. 14, p. 31-45, 2012.

FLORES, Claudia Regina; COSTA, David Antonio da; SILVEIRA, Rosangela Kirst da. The textbook of Arithmetics and 1911 Public Education Reform in Santa Catarina, Brazil. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM), v. 2, p. 31-45, 2012.

FLORES, Claudia Regina; WAGNER, Débora Regina. Práticas do olhar na pintura do Renascimento: contribuições para a educação matemática. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 7, p. 9-20, 2012.

ARRUDA, Joseane Pinto de ; FLORES, Claudia Regina. A constituição da matemática como uma disciplina escolar no ensino primário do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Acta Scientiae, v. 14, p. 27-39, 2012.

SILVA, Tatiana da; FLORES, Claudia R. ; ERN, Edel ; TANEJA, Inder Jeet . Expansão do Ensino Superior: panorama, análises e diagnósticos do curso de licenciatura em Física a distância da Universidade Federal de Santa Catarina. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 27, p. 528-548, 2011.

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Claudia Regina. Cenas de um ensino de Desenho: reflexões metodológicas para a escrita da história. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 11, p. 687-707, 2011.

ARRUDA, Joseane Pinto de; FLORES, Claudia Regina. Duas professoras, dois testemunhos: tecendo uma história das práticas do ensino de matemática no primário. Sobre Tudo, v. 07, p. 110-126, 2011.

ARRUDA, Joseane Pinto; FLORES, Claudia Regina. A linguagem dos conjuntos no ensino de Matemática: um estudo de caso em uma escola primária. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 405-424, 2010.

FLORES, Claudia Regina; ERN, Edel; TANEJA, Inder Jeet; SILVA, Tatiana da. Evaluation of distance learning undergraduate mathematics and phisics programs offered by the federal university of Santa Catarina: A possible model. Avaliação (UNICAMP), v. 15, p. 181-200, 2010.

RAMOS, Elenita Eliete de Lima; FLORES, Claudia Regina. Educação Matemática: Um Estudo em Ambiente de Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Boletim GEPEM, v. 56, p. 85-98, 2010.

ZAGO, Hellen da Silva; FLORES, Claudia Regina. UMA PROPOSTA PARA RELACIONAR ARTE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Latinoamericana, v. 13, p. 337-354, 2010.

FLORES, Claudia Regina. Cultura visual, Visualidade, Visualização Matemática: Balanço Provisório, Propostas Cautelares. Zetetike (UNICAMP), v. 18, p. 271-294, 2010.

ROCCO, Cristiani Maria Kusma; FLORES, Claudia Regina. Análise histórica das práticas e discursos escritos sobre o ensino de Geometria e o uso de materiais didáticos. Quadrante (Lisboa), v. XIX, p. 59-79, 2010.

FLORES, Claudia R.; MORETTI, Méricles Thadeu. A articulação de registros semióticos para a aprendizagem: analisando a noção de congruência semântica na matemática e na física. Perspectivas da Educação Matemática, v. 1, p. 25-39, 2008.

COLOMBO, Janecler Aparecida Amorin; FLORES, Claudia Regina; MORETTI, Méricles Thadeu. Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências. Zetetike (UNICAMP), v. 16, p. 41-72, 2008.

FLORES, Claudia Regina. Saber, tecnologia e representação na arte militar do século XVIII: a propósito da obra de Luis Serrão Pimentel. Educação Matemática Pesquisa, v. 10, p. 279-293, 2008.

FLORES, Claudia Regina. Teoria e representação geométrica na obra de Albrecht Dürer: um ensino de matemática para pintores e artesãos. Unión (San Cristobal de La Laguna), v. 3, p. 01-10, 2007.

COLOMBO, Janecler Aparecida Amorin; FLORES, Claudia Regina; MORETTI, Méricles Thadeu. Reflexões em torno da representação semiótica na produção do conhecimento: compreendendo o papel da referência na aprendizagem da matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 9, p. 180-203, 2007.

FLORES, Claudia Regina. Registros de representação semiótica em matemática: história, epistemologia, aprendizagem. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 26, p. 77-102, 2006.

FLORES, Claudia Regina; MORETTI, Méricles Thadeu. As figuras geométricas enquanto suporte para a aprendizagem em geometria: um estudo sobre a heurística e a reconfiguração. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 1, p. 5-13, 2006.

FLORES, Claudia Regina; MORETTI, Méricles Thadeu. Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria. Bolema (Rio Claro), Rio Claro, v. 1, n.1, p. 79-93, 2005.

FLORES, Claudia Regina. A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção. Zetetike (UNICAMP), Campinas, v. 11, n.19, p. 81-99, 2003.

FLORES, Claudia Regina. Abordagem histórica no ensino de matemática: o caso da representação em perspectiva. Contrapontos (UNIVALI), Itajaí, v. 1, n.1, p. 377-388, 2002.

FLORES, Claudia R.. Algumas considerações acerca da visualização no ensino de matemática. Boletim de Educação Matemática, Florianópolis, v. 12, p. 1-2, 2001.

FLORES, Claudia R.; CUNHA, J. L. ; ARRUDA, J. P. ; MORETTI, Méricles Thadeu . Os obstáculos didáticos são contornáveis?. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 7, n.42, p. 47-23, 2001.

FLORES, Claudia Regina; MORETTI, Méricles Thadeu. Olhar em perspectiva: análise da representação do espaço e suas implicações na visualização de figuras tridimensionais no ensino da geometria. Contrapontos (UNIVALI), Itajaí- Santa Catarina, v. 1, p. 119-127, 2001.

FLORES, Claudia R.. Cálculo de áreas: a idéia da composição e decomposição de uma figura. Boletim de Educação Matemática, Florianópolis, v. 3, 1998.

FLORES, Claudia R.. As figuras geométricas podem ser vivas?. Boletim de Educação Matemática, Florianópolis, v. 4, 1998.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.