Projetos de pesquisa concluídos

2016-2021: Traços de Crianças: Pensando Matemática por meio da Arte
Descrição: Este projeto insere-se nas discussões atuais sobre arte e visualidade na educação, e nutre-se de experiências anteriores obtidas com o desenvolvimento de projetos de pesquisa, que buscam fomentar elementos teóricos e metodológicos para uma perspectiva da visualidade e da arte na educação matemática. Em particular, neste projeto pretende-se criar, desenvolver e analisar oficinas-dispositivo com crianças nos primeiros anos do ensino fundamental, focando relações visuais e imagens da arte na elaboração de um pensamento matemático. Pergunta-se que matemática é posta a operar no pensamento de crianças em espaços de encontro com pinturas? Três etapas de desenvolvimento do projeto são propostas: Pinturas, Oficinas, Traços. Pretende-se contribuir com o ensino de matemática na educação básica, considerando as relações entre arte e matemática, produzindo artigos científicos e material didático- pedagógico dirigido à formação do professor para ensinar matemática.
2016-2020: Desdramatizar a Educação (Matemática): Experiências com Oficinas de Arte no Ensino Fundamental
Descrição: Este projeto se insere nas discussões atuais sobre arte e visualidade na educação matemática, nutrindo-se de pesquisas anteriores obtidas por meio de projetos financiados, orientações de iniciação científica, mestrado e doutorado. O objetivo é reconhecer oficinas de arte como espaços de liberdade para experimentar matemática, inventar métodos de ensino e caminhar em pesquisa. A partir da perspectiva metodológica da pesquisa educacional crítica, oficinas de arte serão criadas, desenvolvidas com crianças do ensino fundamental e analisadas, focando no movimento de ensinar e aprender matemática pela mediação de imagens e relações visuais. Com isso, espera-se mostrar caminhos de criação coletiva, não só para subsidiar discussões acerca da matemática no ensino fundamental, mas também para lançar convites à pesquisa em educação matemática.
2016-2017: Experiência, Pintura, Educação: Entre a modulação do olhar e a reinvenção de modos de ensinar e aprender matemática
Descrição: Esta investigação tem como objetivo demarcar uma postura e uma maneira metodológica para lidar com educação matemática pela arte, discutindo possibilidades das artes visuais para o exercício do pensamento e para a abertura de um espaço existencial. No caso, identificar artes visuais como locus potente de produção de sentidos e subjetividades, em que a matemática emerge como um modo de construir a forma visual, imbricado em modos de olhar e pensar. Ou, seja, com as artes visuais, encontrar um locus para exercitar a abstração, a análise da distribuição espacial, a descoberta dos cálculos empregados, entre outras possibilidades. Parte-se, assim, de duas questões matrizes. A primeira, sobre como pinturas criam modos de regulação do olhar e do pensar, indicando que somos tomados por um pensamento matemático. A segunda, sobre como, com estas pinturas, abrir-se-ão à experiência fazendo elaborações matemáticas que levam a compreender a intenção, a formulação e o efeito das imagens. O desenvolvimento deste estudo busca criar formulações em que essas questões possam emergir, e onde o percurso metodológico se faz no próprio processo de trabalho do pesquisador, e em experiências de orientação de mestrado e doutorado, em sala de aula, com referências a autores tais como Michel Foucault, Jacques Rancière, Giorgio Agamben, Walter Benjamin, para tratar de conceitos como biopolítica; partilha do sensível, profanação; experiência; metodologia do caminhar. Pretende-se, com isso, elaborar diálogos com pinturas para demonstrar que um conhecimento matemático aplicado à prática artística pode ser um convite à experimentação na pesquisa, no ensinar e aprender matemática.
2014-2017: A matemática na escola primária nos séculos XIX-XX: estudos comparativos entre o Brasil e a França
Descrição: A investigação é realizada a partir de projeto de cooperação internacional CAPES-COFECUB. No Brasil, reunindo um conjunto de universidades e na França, incluindo a Université de Paris SUD e a Université de Limoges. A pesquisa trata de uma investigação histórica, de natureza comparativa, buscando captar as mudanças no ensino de matemática na escola primária, a partir da década de 1880 até 1960, na França e no Brasil. Este marco temporal cobre um período onde o ensino primário escolariza progressivamente as crianças saídas dos meios populares, e o ensino secundário, reservado às elites sociais, ambos constituindo dois níveis de ensino separados e onde são forjadas duas culturas escolares fortemente determinadas pela origem e destino social dos alunos. De outra parte, se a escola primária francesa escolariza a quase totalidade das crianças, desde os anos 1880, tal não é caso do Brasil onde, verdadeiramente, só na segunda metade do século XX a escola primária transforma-se numa escola de massas. Mencione-se, de outra feita, que neste país, em tempo anterior à Lei Orgânica do Ensino Primário (1946), cada estado geria a sua própria escola primária. E, nesse contexto, destaque-se o papel de São Paulo como pioneiro na difusão de um modelo para escola primária através da criação dos Grupos Escolares (1893). Ancorado sobre um trabalho coletivo de comparação e de confrontação de contextos e especificidades nacionais, a pesquisa será desenvolvida seguindo-se três grandes eixos: 1- A recepção e as táticas de apropriação das prescrições oficiais pelos professores; 2- A influência da Escola Nova sobre o ensino de matemática; 3- A formação de professores para o ensino primário.
2013-2016: Mostrar o ver no corpo de Eva: Desenho e Arte na Educação Matemática
Descrição: Este projeto insere-se nas discussões atuais sobre arte e visualidade na educação, e nutre-se de experiências anteriores obtidas com o desenvolvimento de projetos de pesquisa, que buscam construir uma estrutura e elementos teóricos para uma perspectiva da visualidade na educação matemática. A temática de estudo que ora se apresenta é o estudo da imagem do corpo humano, seja no desenho, na ciência, ou na arte, analisando a elaboração de um olhar matemático e científico, com o propósito de desenvolver exercícios denominados mostrar o ver. A pesquisa orienta-se pelas seguintes questões: Como se criaram desenhos e formas de olhar para o corpo humano? Como a imagem do corpo humano pode constituir-se como objeto para a elaboração de exercícios que relacionem visualidade e matemática? Três etapas são delineadas para o desenvolvimento do projeto: estudo e construção da perspectiva teórica da visualidade para a educação matemática; identificação, catalogação e estudo de manuais de desenhos e pinturas artísticas acerca da representação do corpo; elaboração, aplicação e análise de estratégias metodológicas para o ensino de geometria, centradas no exercício que se chama mostrar o ver. Este projeto deve contribuir para a continuidade da construção de uma perspectiva da visualidade na educação matemática, considerando as relações entre arte e matemática, bem como a produção de material pedagógico dirigido à formação do professor para ensinar matemática.
2012-2017: A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970
Descrição: O projeto reúne pesquisadores doutores de dez estados brasileiros com o fim de elaboração de uma investigação histórico-comparativa. A temática de estudo refere-se à análise da trajetória de constituição dos saberes elementares matemáticos (a Aritmética, a Geometria e o Desenho) presentes no curso primário de diferentes regiões brasileiras desde o período de criação do modelo grupo escolar até a sua extinção a partir da criação da escola obrigatória de oito anos. Este projeto nutre-se de experiência anterior obtida com o desenvolvimento de estudos histórico-comparativos entre Brasil e Portugal e apoio da CAPES e do GRICES (2006-2010), e busca consolidar uma rede nacional de pesquisadores interessados na produção de uma história glocal da educação matemática. A pesquisa orienta-se pelas seguintes questões: Que trajetórias de constituição tiveram a Aritmética, a Geometria e o Desenho para os primeiros anos escolares? Ou, dizendo de outro modo: como foram organizados/reorganizados os saberes elementares matemáticos para estarem presentes na escola graduada? Como o modelo grupo escolar , difundido a partir de São Paulo, constituiu/reconstituiu saberes elementares matemáticos em diferentes pontos do Brasil?.
2011-2013: Arte e visualidade: outros olhares para a visualização matemática
Descrição: O tema deste projeto é sobre arte e visualização na educação matemática. A pergunta norteadora é ?de que maneira cultura visual e visualidade podem se constituir, ao mesmo tempo, como campo de estudo e metodologia para o ensino e a aprendizagem matemática? Centra-se nos estudos sobre a cultura visual e a visualidade relacionando-se com o campo teórico e prático da pesquisa em visualização na educação e na educação matemática. Relaciona-se cultura visual e visualidade para demonstrar a especificidade da visualidade matemática, construindo novos patamares de reflexão acerca da visualização matemática. O lugar de estudo se dá em manifestações artísticas, tais como, a arte plástica, gráfica e técnica. As ações de trabalho são divididas em dois grandes eixos não dicotômicos: teoria da visualidade e prática visual. A produção e a divulgação de artigos científicos, bem como a orientação de trabalhos acadêmicos, são metas do projeto. Isso deverá contribuir não só para a compreensão do conhecimento matemático, da linguagem visual, do modo de ensinar, de aprender e de olhar em matemática, mas também incrementar a pesquisa em arte e visualização matemática.
2011-2013: Práticas do Olhar na Pintura Catarinense
Descrição: O tema deste projeto é sobre arte e visualidade no ensino de geometria. A pergunta norteadora é ?quais regimes de visualidade e como modos de olhar podem ser praticados em pinturas com o propósito de ensinar geometria? Considera-se o conceito de visualidade ao invés de visualização em educação matemática pautando-se nos Estudos Visuais e Cultura Visual. O lugar do estudo se dá em manifestações artísticas catarinenses, em particular, a arte plástica. As ações de trabalho se dão em três momentos: estudo dos regimes visuais relacionados com manifestações artísticas; identificação e catalogação de pinturas catarinenses; realização de ensaios que permitam atividades de ensino relacionadas com arte e práticas do olhar em matemática. Isso deverá contribuir com reflexões pedagógicas e curriculares acerca dos conteúdos geométricos e das formas de ensinar geometria afirmando, particularmente, a relação entre arte, visualidade e matemática como linha de pesquisa para a educação matemática. Como resultado espera-se produzir artigos para publicação que, reunidos, poderão compor uma proposta pedagógica para o ensino de geometria com enfoque na arte e na visualidade.
2010-2012: História e memória da disciplina de desenho: a produção de livros didáticos por professors/autores brasileiros no século XX.
Descrição: Busca-se identificar e catalogar a produção de professores brasileiros que publicaram livros didáticos, ensinos de 1º e 2º graus, hoje ensinos fundamental e médio, ao longo do século XX. Propõe-se criar um acervo didático que possibilitará a análise da manipulação, circulação e divulgação do saber; repensar a atual situação do desenho no currículo; analisar sua inter-relação com a arte, a ciência e a tecnologia.
2010-2011: A geometrização do olhar: cultura visual e visualização matemática na formação de professores
Descrição: A empiria desse projeto fixa-se na análise das plantas militares ou dos projetos de arquitetura das fortificações norte-americanas, nos séculos XVII e XVIII, de acordo com os preceitos dos tratados de engenharia militar. As hipóteses teóricas partem de uma reflexão sobre a construção e a representação do espaço militarizado no âmbito da atividade matemática, para se compreender como a operação do olhar se tornou um olhar geometrizante e como se criaram e usaram saberes matemáticos para representar com a técnica da perspectiva. Como resultado, se espera demonstrar que um conhecimento matemático aplicado a uma prática histórica pode ser um exercício, na formação de professores, para desenvolver atividades de visualização no ensino da matemática.
2009-2011: Linguagem, representação e matemática moderna: análise de uma nova forma de pensar, de representar e de ensinar
Descrição: Este projeto de pesquisa se fixa na questão da linguagem matemática, ou seja, da representação como modo de ensinar e de aprender matemática. Assim, a problemática que se levanta é a análise da prática pedagógica da Matemática Moderna registrada nos livros didáticos, na memória de alunos, de professores, escrita nos programas e provas escolares, com foco no uso das representações semióticas como forma de representar e de apreender o objeto matemático. Empreender estudos sobre a nova linguagem matemática, aplicada a partir do Movimento da Matemática Moderna, e usada nas Escolas de Santa Catarina durante as décadas de 60 a 90, gerando uma nova forma de pensar, de representar e de ensinar, é o objetivo geral que conduz este projeto. Por se tratar de um projeto de natureza reflexiva, investigativa, histórica, as ações de trabalho são divididas em sub-eixos, tais como, representações gráficas e o ensino de geometria; o número e as representações semióticas; representações algébricas e o ensino da álgebra; a formação do professor e a linguagem matemática; material visual e a análise semiótica para a aprendizagem matemática. Tais sub-eixos estão situados no Movimento da Matemática Moderna, considerando a época como o campo de estudo. Os objetos de estudo serão as problemáticas ligadas a esse Movimento, ou seja, ligadas a Matemática Moderna que cria novos conhecimentos, técnicas de ensino e formas de aprender implicando numa nova forma de pensar e de representar a matemática. Destes sub-eixos alguns sub -projetos de mestrado e doutorado já se apontam como ações e resultados deste Projeto. Além disso, espera-se construir uma história da educação matemática, no âmbito do estado de Santa Catarina, possibilitando a comparação e a produção de novos conhecimentos acerca do que, e do como ensinar matemática em diferentes culturas e lugares. Tal resultado implicará na formação docente dando subsídios para uma análise mais fecunda acerca dos modos pelos quais a prática docente.

2008-2008:História e Educação Matemática: representação e conhecimento matemático nas fortalezas da Ilha de Santa Catarina
Descrição: A Ilha de Santa Catarina, por intermédio do Brigadeiro José da Silva Paes, engenheiro militar e primeiro governador da Capitania de Santa Catarina e cumprindo uma decisão real, foi fortificada a partir de 1749. Um sistema de fortificações foi então levantado e a partir das três primeiras fortalezas desenhou-se um triângulo defensivo. É, portanto, a partir dessa história que esse projeto conduz sua problemática de pesquisa e objetivo geral, ou seja, analisar, do ponto de vista das representações e das imagens militares, os conhecimentos matemáticos utilizados nos projetos das fortalezas da Ilha de Santa Catarina. Pretende-se com isto relacionar a atividade matemática empregada nos projetos de construção e defesa das fortalezas com a cultura da época, proporcionando um entendimento da matemática relacionada com as diversas atividades sociais. Este fato pode subsidiar a elaboração de atividades didáticas interdisciplinares para o efetivo trabalho docente, a criação de novas estratégias de ensino valorizando os aspectos de nossa região e divulgando, seja por meio de participação em Congressos e Seminários ou por meio de publicações de artigos, o contexto cultural, a história da Ilha e a Educação Matemática.
2006-2008: Linguagem e Conhecimento: o funcionamento dos registros de representação semiótica para a aprendizagem matemática
Descrição: Este projeto de pesquisa se fixa, essencialmente, na questão dos registros de representação semiótica como modo de ensinar e de aprender, porém, adentra pontualmente na questão do conhecimento matemático enquanto linguagem representada e semiotizada. Assim, a problemática que se levanta é a pesquisa em torno da história, da epistemologia e da semiótica, proporcionando a análise do papel dos registros de representação como modo de conhecer, que abrange aspectos codificados, convencionais e estruturais de uma forma específica de linguagem criada cultural e historicamente. Empreender estudos sobre os fundamentos históricos, epistemológicos e semióticos sobre as representações semióticas em matemática, possibilitando o entendimento do modo de conhecer e de produzir conhecimentos em matemática, que gera modos de ensinar, de aprender e de ver, é o objetivo geral que conduz o projeto. Por se tratar de um projeto de natureza reflexiva, investigativa, as ações de trabalho são divididas em sub-eixos, tais como, a semiótica e a aprendizagem em matemática; os registros de representação semiótica nas artes e nas ciências; os fundamentos histórico-epistemológicos dos registros de representação; a história e os modos de ensinar, de aprender e de ver; a formação de professores e os registros de representação semiótica. Espera-se que com este estudo, se tenha suporte teórico e metodológico para compor ensaios de formação de professores que ensinam matemática, fornecendo encaminhamentos metodológicos à prática docente, enfatizando a criatividade, a autonomia e a compreensão dos conhecimentos na educação. Ademais, a produção e a divulgação de artigos científicos como metas do projeto deverá contribuir para o avanço da compreensão do conhecimento, da linguagem, do modo de ensinar, de aprender e de ver em matemática.
2006-2008: A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e de Portugal: estudos históricos comparativos
Descrição: Refletir sobre reformas no ensino de Matemática, em tempos passados, para melhor compreender e atuar em propostas presentes de mudanças, constitui o horizonte de perspectiva do Projeto. Para tanto, seu objetivo é o de realizar estudos históricos comparativos entre Brasil e Portugal no âmbito da recepção do Movimento da Matemática Moderna nas práticas pedagógicas do ensino da disciplina nos dois países.
2005-2009: Educação a Distância: pesquisa e avaliação
Descrição: O projeto visa desenvolver e implementar um programa de pesquisa e de avaliação dos cursos de licenciatura para a formação de professores na modalidade a distância, de acordo com as diretrizes do MEC, da UFSC e em articulação com as áreas de conhecimento envolvidas, propicionando a realização de pesquisas a fim de produzir conhecimentos que norteiem a formação docente, por meio de EaD, para atuar no ensino fundamental e médio, considerando uma concepção de educação crítica, reflexiva, autônoma e investigativa.
2005-2005: Processos de aprendizagem em matemática: estudos sobre o papel dos registros de representação semiótica
Descrição: A realização de pesquisas sobre o papel dos registros de representação semiótica para o ensino e a aprendizagem em matemática é o foco principal deste projeto. Isso se faz importante uma vez que possibilitam a compreensão dos processos cognitivos para a aprendizagem como também proporcionam uma formação geral do aluno. Contudo, a questão dos registros de representação abarca um universo bem mais amplo. Não só os objetos matemáticos encontram variadas formas de transcreve-los como a própria linguagem matemática se constitui e se pratica mediante este universo. Assim, a importância, e portanto objetivo essencial, em realizar estudos ligados ao papel dos registros de representação semiótica para o ensino e a aprendizagem em matemática. Discriminar, organizar, dissecar todas as variações possíveis de estrutura das representações em um dado registro, ou seja, analisar meticulosamente o papel dos registros para a aprendizagem em matemática se faz como um caminho a seguir. Espera-se que com tais estudos novas reflexões, avanços, propostas metodológicas, poderão surgir a fim de auxiliar na reflexão a cerca do ensino em matemática.