Projetos de extensão em andamento

2022 - Atual: Ateliê de Matemática: pensar-ensinar matemática em espaços formais e não formais de educação em período pós pandemia

Descrição: A pandemia vivenciada nos anos de 2020 e 2021 modificou e impactou fortemente a rotina de muitos estudantes das escolas públicas brasileiras, gerando desafios e produzindo efeitos nos processos de aprendizagem. Disso pois, observa-se que a consolidação de determinados conceitos-conteúdos matemáticos foi fortemente impactada e fragilizada, na medida em que muitos estudantes deixaram de frequentar a escola e outros a vivenciaram em uma rotina totalmente adversa. Considerando esse cenário, o projeto de extensão Ateliê de Matemática produzir e desenvolver oficinas em espaços formais e não formais, a fim de pensar e ensinar matemática por meio de atividades práticas, colocando sobre a mesa conceitos matemáticos fundamentais. As atividades e oficinas irão acontecer semanalmente em uma Escola Pública Municipal de Florianópolis e no Hospital Infantil Joana de Gusmão e envolverão estudantes e de 5°, 6° e 7° anos e escolares que participam do Núcleo de Apoio ao Escolar – NAE que vivenciaram a pandemia e sinalizam, através de instrumentos avaliativos, defasagem acerca de determinadas ideias e conceitos matemáticos bem como dificuldade de aprendizagem.  Irão participar do projeto professoras e estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática e pesquisadores do GECEM – Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina, assim como professoras que ensinam matemática na educação básica e  profissionais  da área da saúde envolvidos no NAE/HIJG.