Ateliê de Matemática

02/06/2022 17:06

A pandemia vivenciada nos anos de 2020 e 2021 modificou e impactou fortemente a rotina de muitos estudantes das escolas públicas brasileiras, gerando desafios e produzindo efeitos nos processos de aprendizagem. Disso pois, observa-se que a consolidação de determinados conceitos-conteúdos matemáticos foi fortemente impactada e fragilizada, na medida em que muitos estudantes deixaram de frequentar a escola e outros a vivenciaram em uma rotina totalmente adversa.

Considerando esse cenário, o projeto de extensão Ateliê de Matemática tem como objetivo produzir e desenvolver oficinas em espaços formais e não formais, a fim de pensar e ensinar matemática por meio de atividades práticas, colocando sobre a mesa conceitos matemáticos considerados elementares e fundantes no processo de formação dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental. As atividades e oficinas irão acontecer semanalmente em uma Escola Pública Municipal de Florianópolis e no Hospital Infantil Joana de Gusmão e envolverão estudantes de 5°, 6° e 7° anos e escolares que participam do Núcleo de Apoio ao Escolar – NAE que vivenciaram a pandemia e sinalizam, através de instrumentos avaliativos, defasagem acerca de determinadas ideias e conceitos matemáticos bem como dificuldade de aprendizagem. O projeto é coordenado pela professora Dra. Débora Regina Wagner (MEN/CED/UFSC) e conta com a participação de estudantes do curso de Matemática – Licenciatura e pesquisadores do GECEM – Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática/UFSC, assim como professoras que ensinam matemática na educação básica e profissionais da área da saúde envolvidos no NAE/HIJG.

Estudantes interessados em fazer parte do projeto de extensão serão bem vindos e devem entrar em contato com a professora Débora através do endereço de e-mail: deb.rwagner@gmail.com