GECEM – Group for Contemporary Studies and Mathematics Education
  • Ateliê de Matemática

    A pandemia vivenciada nos anos de 2020 e 2021 modificou e impactou fortemente a rotina de muitos estudantes das escolas públicas brasileiras, gerando desafios e produzindo efeitos nos processos de aprendizagem. Disso pois, observa-se que a consolidação de determinados conceitos-conteúdos matemáticos foi fortemente impactada e fragilizada, na medida em que muitos estudantes deixaram de frequentar a escola e outros a vivenciaram em uma rotina totalmente adversa.

    Considerando esse cenário, o projeto de extensão Ateliê de Matemática tem como objetivo produzir e desenvolver oficinas em espaços formais e não formais, a fim de pensar e ensinar matemática por meio de atividades práticas, colocando sobre a mesa conceitos matemáticos considerados elementares e fundantes no processo de formação dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental. As atividades e oficinas irão acontecer semanalmente em uma Escola Pública Municipal de Florianópolis e no Hospital Infantil Joana de Gusmão e envolverão estudantes de 5°, 6° e 7° anos e escolares que participam do Núcleo de Apoio ao Escolar – NAE que vivenciaram a pandemia e sinalizam, através de instrumentos avaliativos, defasagem acerca de determinadas ideias e conceitos matemáticos bem como dificuldade de aprendizagem. O projeto é coordenado pela professora Dra. Débora Regina Wagner (MEN/CED/UFSC) e conta com a participação de estudantes do curso de Matemática – Licenciatura e pesquisadores do GECEM – Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática/UFSC, assim como professoras que ensinam matemática na educação básica e profissionais da área da saúde envolvidos no NAE/HIJG.

    Estudantes interessados em fazer parte do projeto de extensão serão bem vindos e devem entrar em contato com a professora Débora através do endereço de e-mail: deb.rwagner@gmail.com


  • Indicação ao Prêmio CAPES de Tese

    Em 11 de abril de 2022 reuniram-se as professoras Dra. Rosilene Beatriz Machado, Dra. Karine Raquiel Halmenschlager, Dra. Suzani Cassiani, membros titulares da comissão designada pela portaria 16/2022/PPGECT, de 01 de abril de 2022, para indicar uma tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) no ano de 2021 ao “PRÊMIO CAPES DE TESE – EDIÇÃO 2022”.

    Foram inscritas 5 teses do programa e a tese aprovada, por unanimidade pela comissão avaliadora, foi o trabalho Educação financeira: práticas discursivas na educação matemática, da integrante do GECEM, Jéssica Ignácio de Souza, sob  a orientação da Profa. Dra. Cláudia Regina Flores. A escolha fundamenta-se por apresentar destaque na qualidade, na originalidade do trabalho, na relevância do tema para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social e pelo seu caráter inovador.

    Aqui o link para acessar a tese na íntegra. Boa Leitura!


  • Em escuta: relatos de professores que ensinam matemática em tempos de pandemia

    O projeto de extensão “Em Escuta”, coordenado pela Profa. Dra. Débora Regina Wagner, teve como objetivo produzir e movimentar um conjunto de relatos/memórias escritos por professores e professoras que ensinam matemática em tempos de pandemia. Os relatos/memórias tomam a forma de cartas e trazem à tona vivências, aprendizagens, pensamentos, memórias, acerca do ser professor/professora atravessadas pela vida cotidiana em tempos de pandemia.

    Um convite: colocar-se na condição de escuta. Uma escuta que ultrapassa o ouvir, mas que dê tempo, que tenha tempo e que seja tempo de compartilhar. São ressonâncias do silêncio, que, por ora, gritam em forma de palavras escritas e ecoam pelo mundo para expressar o que se passa com os professores, seu ofício e a matemática em tempos de isolamento social.

    Para acessar o material completo clique aqui.


  • Arte, Cultura e Educação Matemática

    Entre os dias 21, 22 e 23 de abril de 2021 ocorreu o VIII Encontro Catarinense de Educação Matemática. A mesa temática “Vidas entre matemática e arte: fluxos e encontros” contou com a participação da Profa. Dra. Cláudia Regina Flores, Profa. Dra. Cristina Lúcia Dias Vaz, Profa. Dra. Débora Regina Wagner e Profa. Ma. Mônica Maria Kerscher. Discutiu-se sobre os fluxos e encontros da matemática e da arte na vida de professoras-pesquisadoras. Conversou-se sobre o agenciamento de vidas em movimento entre desejos, anseios, certezas, medos, sonhos, possibilidades, desvios, fluxos, fugas, que se dão no encontro entre matemática e arte. Disso, afinal, abriu-se brechas para pensar o ensinar, o aprender, a sala de aula, a formação de professores, articulando matemática e arte com a pesquisa em Educação Matemática.

    Para assistir o vídeo na íntegra clique aqui.


  • I Ciclo Diálogos Im-pertinentes

     

    Inscrições aqui!


  • Entre notas, rabiscos, rascunhos, linhas, palavras, cadernos, história da educação matemática, surge um projeto de mestrado, dele uma poesia.

    Era uma vez um projeto preliminar…
    Queria abordar Escola, alunos, a cultura de um lugar.
    Investigar os mistérios da Educação Matemática,
    Desvendá-los, como se dava em tempos passados…
    Nas escolas da Teuto- Antônio Carlos.

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  • Saber economizar, saber consumir… sobre a construção de uma história da matemática financeira na escola

    Questionar o que me dizem do fixo, escreve Joseane Arruda. Ao ler, logo me deparo encontrando as palavras que faltavam pra expressar o que me fez pensar um tema de tese. Palavras emprestadas, roubadas, diz Thaline Kuhn. E, me parece, neste emprestar de palavras, nestes encontros e composições, se constitui o GECEM… e se constroem pesquisas, e se formam pesquisadores e professores que buscam não o representar o mundo, mas o apresentar o mundo!

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  • Um encontro com crianças e matemática e arte cubista

    Com o título de pesquisa “Esculpindo com Picasso e partilhando matemática”, uma oficina acontece. Estudos sobre o artista Pablo Picasso e o movimento cubista foram realizados. Autores, como Shapiro (2002) e Stangos (1991), relacionam as obras do artista Picasso com características matemáticas, dentre elas a geometria e a dimensionalidade. A partir disso e com isso, relacionando com estudos feitos no GECEM sobre Educação Matemática, se elaborou uma oficina.

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  • Era uma vez um mundo que não era nem imaginário, nem real… Era mais que real.

    Era uma vez um mundo que não era nem imaginário, nem real… Era mais que real.

    Um mundo feito à mão com cola, tesoura, recortes de revista e caixas de ovo. Inventado por crianças em um movimento surreal de pesquisa-experiência, guiada pela ebriez da obra de Salvador Dalí e por palavras de outros artistas (e) surrealistas.

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  • Elogio na Escola, com Jorge Larrosa e Jan Masschelein

     

    Teremos transmissão ao vivo no facebook. Clique aqui para ser direcionada à página do evento.