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O livro e composto de duas partes e os capítulos que compõem a Parte I apresentam relatos das trajetórias e focos de pesquisa de vários grupos que integram o PPGECT, revelando a riqueza e a diversidade dos caminhos de investigação e ensino do programa. E faço questão de ressaltar a palavra ensino, visto que considero ser a excelente formação que proporciona aos seus alunos, em um ambiente de cordialidade e respeito, o maior mérito do programa. A ampla aceitação dos seus egressos por instituições de várias regiões do pais, bem como as suas contribuições para o desenvolvimento da educação científica e tecnológica no Brasil, são um atestado disso. Na parte II, o livro é enriquecido com artigos de pesquisadores de outras instituições que foram palestrantes durante a I semana do PPGECT, realizada em 2017, evidenciando o movimento de produção dos seus grupos de pesquisa em diálogo com pesquisadores da área. |
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Neste livro as autoras nos oferecem uma narrativa viva com contribuições importantes em diversos aspectos como, por exemplo, no método de pesquisa, bem como na narrativa clara, leve, literária e rica em detalhes no estilo metafórico com que trata do nascimento, vida e morte do Desenho no Colégio de Aplicação da UFSC. Várias interrogações acerca do desaparecimento da referida disciplina na escola brasileira emergem durante a leitura. O livro é um convite para um passeio histórico por uma vereda da educação matemática brasileira. |
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Nesta coletânea o leitor encontrará, não um louvor àquilo que estaria à moda, ou uma delimitação de tendências à maneira daquilo que por ora se segue, mas alguns modos de pesquisar, contribuindo para a disseminação da diversidade de se pensar e pesquisar os problemas da educação (matemática e científica). Essa coletânea tem, portanto, o mérito de oferecer reflexões diferenciadas aos leitores, abordando questões sobre linguagens e práticas culturais na Educação Científica e Matemática, e acentuando tal temática como promissora e pertencente às questões mais contemporâneas na pesquisa educacional. Tanto para a Educação Matemática, quanto para a Educação Científica, o leitor poderá transitar por problemáticas ligadas às concepções, representações ou discursos que sustentam práticas do educador; às práticas, ou modos de se fazer pesquisador; às novas abordagens teóricas que sustentam e constroem uma pesquisa. Trata-se, assim, de uma publicação que atrai a atenção não só daqueles envolvidos com abordagens contemporâneas na pesquisa em Educação Matemática e Científica, mas também àqueles interessados sobre como pesquisas atuais se enredam pelos caminhos da linguagem e das práticas culturais. | |
Ancorando suas reflexões em uma engenhosa e muito interessante História da Arte, Cláudia Flores nos brinda com uma bela obra, falando sobre matemática, cognição, educação. Sua questão central é o reconhecimento de que a elaboração e a transmissão de saberes têm se beneficiado enormemente do recurso a imagens. Focaliza a geometria, reconhecendo a importância do olhar e da visualização na aquisição do conhecimento. Mas também reconhece o fato de que a imagem é a representação de um modo de olhar, e ressalta que esse modo de olhar é, mais que a experiência visual, regida por concepções filosóficas e epistemológicas, também uma percepção do mundo real, “fazendo tornar presente aquilo que está ausente dos olhos”. Esta frase sintetiza o que se deseja discutir no livro e antecipa a belíssima experiência que o leitor terá na sua leitura. A autora elege, como cenário de suas reflexões, a perspectiva. Essencial na emergência da pintura renascentista, a perspectiva estabelece o vínculo entre o olhar como mero processo fisiológico e o olhar como ativador do processo cognitivo e criativo. É esse olhar que todo educador espera desenvolver ao utilizar arte e desenho na sua prática pedagógica. Analisando com cuidadosa fundamentação teórica cerca de setenta obras clássicas do Renascimento, a autora conduz o leitor a uma maravilhosa viagem pelos mais importantes museus do mundo, destacando, nas obras-primas do seu acervo, o que e como olhar. Sem dúvidas será referência básica para todos aqueles educadores, particularmente educadores matemáticos, que desejam enriquecer suas aulas com reflexões sobre obras-primas da pintura mundial, estratégia das mais importantes na prática pedagógica. |