Dissertations

SILVA, Francine Fragoso de Miranda. Práticas Matemáticas nas escolas teuto-brasileiras de Antônio Carlos (SC): vestígios em cadernos escolares. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de  Santa Catarina, Florianópolis, 2020.

KERSCHER, Mônica Maria. Uma martemática que per-corre com crianças em uma experiência abstrata num espaço-escola-espaço. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de  Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

FRANCISCO, Bruno Moreno. Um oficinar-de-experiências que pensa com crianças: matemáticas-cubistas, formas brincantes e ex-posições. 2017. 265 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2017.

KUHN, Thaline Thiesen. Aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. 2015. 174 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.

SCHUCK, Cássia Aline. Cartografar na diferença: entre imagens, olhares ao infinito e pensamento matemático. 2015. 210 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2015.

MEDEIROS, Liliane Silveira de. Anamorfoses em formação: tensionando hábitos e discursos de futuros professores de matemática. 2014. 152 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.

MORAES, João Carlos Pereira de. Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças. 2014. 217 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.

SANTOS, Piersandra Simão dos. A escolarização da matemática no grupo escolar Lauro Müller (1950-1970). 2014. 163 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014.

CORREA, Nazareno. Estudo das pavimentações do plano utilizando um objeto de aprendizagem. 2013. 189 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013.

SILVEIRA, Rosângela Kirst da. Orientações da reforma Orestes Guimarães para a matemática na Escola Normal Catharinense. 2013. 147 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013.

MACHADO, Rosilene Beatriz. Entre vida e morte: cenas de um ensino de desenho. Florianópolis, 2012. 254 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2012.

WAGNER, Débora Regina. Arte, técnica do olhar e educação matemática: o caso da perspectiva central na pintura clássica. Florianópolis, 2012. 126 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2012.

BRIGO, Jussara. As Figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos. 160 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010.

ROCCO, Cristiani Maria Kusma. Práticas e discursos: análise histórica dos materiais didáticos no ensino de geometria. 138 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010.

GUÉRIOS, Gislaine Teixeira Borges. O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica. 144 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009.

MENEGUZZI, Thatieli. Os Perspectógrafos de Dürer na educação matemática: história, geometria e visualização. 122 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009.

ZAGO, Hellen da Silva. Ensino, geometria e arte: um olhar para as obras de Rodrigo de Haro. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Cláudia Regina Flores.

ARAÚJO, Elizângela Gonçalves de. O tratamento da informação nas séries iniciais: uma proposta de formação de professores para o ensino de gráficos e tabelas. Florianópolis, 2008. 178 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2008.

PEDROSO, André Pereira. Os algoritmos no contexto da história: uma experiência na formação de professores pedagogos. Florianópolis, 2008. 178 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2008.

BURATTO, Ivone Catarina Freitas. Representação semiótica no ensino da geometria: uma alternativa metodológica na formação de profesores. Florianópolis, 2006. 142 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2006.

FOGGIATTO, Joceli Aparecida Anaczewski. Ensino-aprendizagem de matemárica em classe hospitalar: uma análise da relação didática a partir da noção de contrato didático. Florianópolis, 2006. xi, 89 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2006.

BOLDA, Claudia Regina Flores. Geometria e visualização: desenvolvendo a competência heurística através da reconfiguração. 1997. 152p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.