Teses

CUCHEDZA, Adamo Devi. O que podem Arte e Matemática? Reflexões por meio de oficinas junto a um grupo de futuros professores de matemática da Universidade Licungo, Moçambique. 2023, 173p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023.

BACCA, Paula Cristina. Dispositivo estatístico educacional: uma quali-quantificação da Educação Matemática. 2022, 208p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.

KERSCHER-FRANCO, Mônica Maria. De um inventário de afetos ao exercício de um ethos de re-existência: em travessias de e com o Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM/UFSC). 2022, 169p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.

SOUZA, Jéssica Ignácio de. Educação financeira: práticas discursivas na educação matemática. 2021, 131p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2021.

SCHUCK, Cássia Aline. Por uma educação matemática com arte: passagens pelo pensamento de Walter Benjamin. 2021, 96 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2021.

KUHN, Thaline Thiesen. Franklin Cascaes e a disciplina de desenho na escola industrial de Florianópolis. 2020. 142p. Tese (Doutorado)  – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020.

BRIGO, Jussara. Uma trilha com professoras que ensinam Matemática: diários e encontros. 2020. 196 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020.

TASQUETTO, Angélica D´Avila. Vermelhar-se em mar: uma-viagem-resistência com arte e ciências e formação de professores. 2018. 291 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018.

WAGNER, Débora Regina. Visualidades movimentadas em oficinas-dispositivo pedagógico: um encontro entre imagens da arte e professores que ensinam matemática. 2017. 203 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2017.

MACHADO, Rosilene Beatriz. Cartografia, saber, poder: da emergência do desenho como disciplina escolar. 2016. 211 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.

BURATTO, Ivone Catarina Freitas. Historicidade e visualidade: proposta para uma nova narrativa na educação matemática. 2012. 241 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológia, Florianópolis, 2012.

ARRUDA, Joseane Pinto de. Histórias e práticas de um ensino na escola primária: marcas e movimentos da matemática moderna. Florianópolis, 2011. 312 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011.

RAMOS, Elenita Eliete de Lima. Propondo práticas e desafiando certezas: um estudo em turma do PROEJA numa perspectiva de educação matemática crítica. Florianópolis, 2011. 301 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011.

FLORES, Cláudia Regina. Olhar, saber, representar: ensaios sobre a representação em perspectiva. Florianópolis, 2003. 188 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.