Artigos

FLORES, CLÁUDIA REGINA.; KERSCHER-FRANCO, MÔNICA MARIA.; WAGNER, DÉBORA REGINA. A Escrita como Possibilidade de um Dizer de Si: Notas sobre um Grupo de Pesquisa. RECEM: Revista Catarinense de Educação Matemática, Blumenau, v.2, n.2, p.1-10,  outubro, 2023

LUDVIG, ISADORA CRISTINA.; FLORES, CLÁUDIA REGINA.; WAGNER, DÉBORA REGINA. No Cultivo de uma Oficina com Arte Contemporânea Indígena: A Soberania de um Saber da Matemática na Escola. REAMEC: Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v.11, n.1, p. 1-17, janeiro-dezembro, 2023

KERSCHER-FRANCO, MÔNICA MARIA.; FLORES, CLÁUDIA REGINA. Oficinas como Experimentações com Matemática e Arte.  BOLEMA: Boletim de Educação Matemática (Online), Rio Claro, v. 37, n. 76, p.  371-391, ago, 2023.

SOUZA, JÉSSICA IGNÁCIO DE; FLORES, CLÁUDIA REGINA. Conceito de Riqueza e Educação Financeira como Prática de Si: Composições Históricas. Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, v.16, n.1, p. 63-80, maio, 2023.

CUCHEDZA, ADAMO DEVI; FLORES, CLÁUDIA, REGINA; WAGNER, DÉBORA REGINA; KERSCHER-FRANCO, MÔNICA MARIA. O que a arte sabe de (com) matemática? Visualidades que transbordam em um grupo de estudantes em formação inicial. Educação Matemática Pesquisa, v. 25, n. 1, p. 227-248, 2023. Versão em inglês: What does art know about (with) mathematics? Visualities that overflow in a group of students in initial training

KERSCHER-FRANCO, MÔNICA MARIA.; FLORES, CLÁUDIA REGINA. Geometria na arte? Cenas de uma colonização do olhar e do pensar em Educação Matemática. Acta Sci (Canoas),v.24, n. 8, p. 42-68, 2022. Versão em inglês: Geometry in Art? Scenes of a Colonisation of the Look and the Thinking in Mathematics Education

SOUZA, JÉSSICA I.; FLORES, CLÁUDIA R. Educação matemática e a formação do homo oeconomicus. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 48, p. 1-18, 2022.

KERSCHER-FRANCO, MÔNICA MARIA.; FLORES, CLÁUDIA REGINA. O caso de uma Matemática que fala do corpo que se olha. Ou, o corpo que se olha com a Arte e fala de Matemática. Revista Perspectiva da Educação Matemática, v. 15, n. 38, p. 1-19, 2022. Versão em Inglês: The case of a Mathematics that speaks of the body that one notices. Or, the body that one notices with the Art and speaks of Mathematics.

SILVA, FRANCINE F. M.; FLORES, CLÁUDIA R.; MACHADO, ROSILENE B. Rastros de memórias sobre o ensino de matemática. REVISTA PEDAGÓGICA, v. 23, p. 1-22, 2021.

FLORES, CLÁUDIA REGINA; KERSCHER, MÔNICA MARIA. Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática (Online), v. 35, n. 69, p. 22-38, 2021.

PSCHEIDT, DANIELE CAROLINE; WAGNER, DÉBORA REGINA. Matemática, História e Técnica Enxaimel: exercícios de pensamentos. HIPÁTIA-Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, v. 5, n. 2, p. 365-382, 2020.

BRIGO, JUSSARA; FLORES, CLÁUDIA REGINA;  WAGNER, DÉBORA REGINA. Sobre o estudar com professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a ideia de uma formação-trilha. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. 8, p. 232-248, 2020.

SOUZA, JÉSSICA IGNÁCIO DE; FLORES, CLÁUDIA REGINA. Intervenção Extemporânea para Construção de uma História da Educação Financeira. Acta Sci. (canoas), v. 22(6), p. 25-44, Nov./Dez. 2020. Versão em inglês:  Extemporaneous Intervention to Construct a Financial Education History

KERSCHER, MÔNICA MARIA; FLORES, CLÁUDIA REGINA. Matemática e arte à luz [e à noite] de Gaston Bachelard: processos criativos na educação. REVEMAT, v. 15, p. 01-19, 2020.

WAGNER, DÉBORA REGINA; FLORES, CLÁUDIA REGINA. (Re)inventando a relação matemática e arte: exercícios de pensamento, exercícios de olhar. REVEMAT, v. 15, p. 01-19, 2020.

BRIGO, JUSSARA; FLORES, CLÁUDIA REGINA; WAGNER, DÉBORA REGINA. Uma Pesquisa com um Grupo de Professoras que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais: atravessamentos com a insubordinação Criativa. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM), v. 10, p. 60-75, 2020.

SILVA, FRANCINE FRAGOSO DE MIRANDA; MACHADO, ROSILENE BEATRIZ; FLORES, CLAUDIA REGINA. Práticas Matemáticas Inscritas em Cadernos Escolares: o caso das frações. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, p. 751-778, 2020.

SOUZA, JÉSSICA JULIANE LINS DE; FLORES, CLÁUDIA REGINA; MACHADO, ROSILENE BEATRIZ. Entre palavras e imagens de um mundo surreal: pensamentos matemáticos em uma experiência com crianças e Salvador Dali. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 38, p. 1-13, jan./mar. 2020.

KERSCHER, Mônica Maria; FLORES, Cláudia Regina.  Formas matemáticas no olhar sobre o corpo humano: pensamento, técnica, arte e educação. Acta Sci. (canoas), v. 22(1), p. 134-150, Jan./Fev. 2020. Versão em inglês: Mathematical Forms in the Look about the Human Body: Thought, Technique, Art and Education.

GESSER, GABRIEL JOSÉ; FLORES, CLÁUDIA REGINA; SCHUCK, CÁSSIA ALINE. Matemática e arte cubista: sobre uma experiência com crianças no ensino fundamental. Ensino e Multidisciplinaridade, São Luís, v. 5, n. 1, 1-17, 2019.

KERSCHER, Mônica Maria; FLORES, Cláudia Regina. Ecos Abstratos ) ) ) ) Experiências sensibilizadas com matemática e com arte. REVEMAT, v. 14, p. 1-13, 2019.

BRIGO, JUSSARA; FLORES, CLAUDIA REGINA. O conto da Panecástica: a ilha dos explicadores desiguais e/ou dos ensinadores iguais. EM TEIA – REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA, v. 10, p. 1-17, 2019.

SOUZA, Jéssica Ignácio; FLORES, Claudia Regina. Olhar [para] e pensar [com] as imagens: problematizações para a construção de uma história da educação financeira. VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE), v. 39, p. 635-649, 2019.

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Claudia Regina. Da Emergência do Desenho como Disciplina Escolar: o território das artes como lugar de parada. Revista de História da Educação MatemáticaEVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 174-196, 2018.

SOUZA, Jéssica Ignácio de; FLORES, Claudia Regina. Educación Matemática Financeira en la Escuela: a propósito de prácticas discursivas para la historia de un saber. Revista Paradigma, v. XXXIX, n. extra 1, p. 249-264, 2018.

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Claudia Regina. Diga logo qual é o seu nome e a sua ocupação! A disciplina do corpo. Revista Bolema, v. 32, n. 61, p. 749-763, ago. 2018.

WAGNER, Débora Regina; FLORES, Claudia Regina. De espaço de mediação a oficinas experiências: uma formação possível com professores que ensinam matemática. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 36, n. 2, p. 468-489, abr-jun. 2018.

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Claudia Regina. O estrangeiro aprendera a falar a língua do imperador… A lógica do traçado. Revista Zetetiké, v. 26, n. 3, set./dez.2018.

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Claudia Regina. Irene vista de dentro ou, das andanças erráticas de um professor-flanêur. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 9, n. 2, 2018.

MACHADO, Rosilene Beatriz; Flores, Cláudia Regina. Tudo são fixações! Descrever o mundo. ALEXANDRIA (UFSC), v. 11, p. 159-178, 2018.

FLORES, Cláudia Regina; KERSCHER, Mônica Maria; FRANCISCO, Bruno Moreno. Escritas em passagens, investigadores infantes e matemáticas brincantes. ALEXANDRIA (UFSC), v. 11, p. 129-142, 2018.

MACHADO, Rosilene Beatriz ; FLORES, Cláudia Regina . Dê-me um mapa! A ordem sobre a terra. REVEMAT, v. 13, p. 28-53, 2018.

SOUZA, Jéssica Ignácio; FLORES, Claudia Regina. Uma História da Educação Financeira na Escola por meio de uma análise em livros didáticos. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 54-67, 2018.

FLORES, Claudia Regina. In-fante e Profanação do Dispositivo da Aprendizagem Matemática. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 171-188, 2017.

SANTOS, Piersandra Simão dos; KUHN, Thaline Thiesen; FLORES, Claudia Regina. Dos enunciados acerca da matemática e do desenho nos grupos escolares catarinenses. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), v. 12, p. 363, 2017.

SCHUCK, Cássia Aline; FLORES, Cláudia Regina. Entre olhares ao infinito e pensamento matemático: educação, visual e pesquisa. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 25, p. 215-232, 2017.

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Claudia Regina. Pode-se viver sem norte? A disciplina do espaço. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 17, n. 34, p. 49-71, 2017.

KUHN, Thaline Thiesen; FLORES, Claudia Regina; ARRUDA, Joseane Pinto de. Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte. Linhas (Florianópolis. Online), v. 17, p. 309-332, 2016.

FLORES, Claudia Regina. Descaminhos: potencialidades da Arte com a Educação Matemática. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online), v. 30, p. 502-514, 2016.

WAGNER, Débora Regina; FLORES, Claudia Regina. Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professores. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 16, p. 467-485, 2016.

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Cláudia Regina. Entre práticas [historiográficas e de desenho]: um movimento metodológico de pesquisa. Zetetiké (on line), v. 24, p. 237-248, 2016.

FRANCISCO, Bruno Moreno; FLORES, Claudia Regina. Re-tra-tos de crianças: experiências e de-formações do pensamento em cena. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE, v. 6, p. 65-80, 2016.

KUHN, Thaline Thiesen; FLORES, Claudia Regina. O ensino de desenhos nos grupos escolares catarinenses: a educação do olhar e da mão. Revista de História da Educação Matemática, v. 2, p. 92, 2016.

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Claudia Regina. Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática]. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 11, p. 149-161, 2016.

BITENCOURT, Janaína Gorette Moreira de; MACHADO, Rosilene Beatriz; ARRUDA, Joseane Pinto de; FLORES, Claudia Regina. Entre as frestas de um ensino significativo: aberturas para um debate na formação [matemática] de professores pedagogos. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 17, p. 191-218, 2015.

FLORES, Claudia Regina. Entre Kandinsky, crianças e corpo: Um exercício de uma pedagogia pobre. Zetetike (UNICAMP), v. 23, p. 238-252, 2015.

SCHUCK, Cássia Aline; FLORES, Claudia R. Cartografar entre Imagens: metodologia ou modo de pesquisa em Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, p. 70-86, 2015.

WAGNER, Débora Regina; FLORES, Claudia Regina. O discurso geométrico movimentando visualidades de professores em uma oficina dispositivo-pedagógico. Vidya (Santa Maria. Online), v. 35, p. 1-20, 2015.

FLORES, Cláudia Regina. História e ensino de Matemática: a fabricação de um corpo proporcional. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 10, p. 51-63, 2015.

FLORES, Claudia Regina; WAGNER, Débora Regina. Um mapa e um inventário da pesquisa brasileira sobre arte e educação matemática. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 16, p. 243-258, 2014.

ARRUDA, Joseane Pinto de; FLORES, Claudia Regina; MATOS, J. M. A Reforma Curricular da Matemática Moderna no Ensino Primário: um estudo entre escolas. Quadrante (Lisboa), v. 1, p. 29-42, 2014.

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Claudia Regina. Scenes from a teaching of drawing: a framework. International Journal for Research in Mathematics Education, v. 4, p. 123-248, 2014.

MACHADO, Rosilene Beatriz; WAGNER, Débora Regina; FLORES, Claudia Regina; SCHUCK, Cássia Aline. Aporética do Infinito: (des)caminhos na matemática e na pintura. Alexandria (UFSC), v. 6, p. 283-317, 2013.

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Claudia Regina. O Corpo Despido pelas Práticas de Desenhar: dos usos à disciplinarização do desenho. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 27, p. 255-280, 2013.

FLORES, Claudia Regina. How can visual history and the art of fortifying serve in training math teachers?. International Journal for Research in Mathematics Education – RIPEM, v. 1, p. 2-15, 2013.

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Claudia Regina. Dos Livros Didáticos de Desenho como Lugar de Memória. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 13, p. 23-40, 2013.

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Claudia Regina. Quando fui professor de desenho… Reflexões sobre uma formação. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 15, p. 431-446, 2013.

SANTOS, Piersandra Simão dos; FLORES, Claudia Regina; ARRUDA, Joseane Pinto de. Fotografias: O Visível e o Invisível de uma História do Ensino da Matemática. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 13, p. 08-22, 2013.

FLORES, Claudia Regina. Iconografia Militar e Práticas do Olhar: Ressonâncias na Visualização Matemática. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 26, p. 87-103, 2012.

FLORES, Claudia Regina; Wagner, Débora Regina; BURATTO, Ivone Catarina Freitas. Pesquisa em Visualização na Educação Matemática: Conceitos, Tendências e Perspectivas. Educação Matemática Pesquisa (Impresso), v. 14, p. 31-45, 2012.

FLORES, Claudia Regina; COSTA, David Antonio da; SILVEIRA, Rosangela Kirst da. The textbook of Arithmetics and 1911 Public Education Reform in Santa Catarina, Brazil. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM), v. 2, p. 31-45, 2012.

FLORES, Claudia Regina; WAGNER, Débora Regina. Práticas do olhar na pintura do Renascimento: contribuições para a educação matemática. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 7, p. 9-20, 2012.

ARRUDA, Joseane Pinto de ; FLORES, Claudia Regina. A constituição da matemática como uma disciplina escolar no ensino primário do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Acta Scientiae, v. 14, p. 27-39, 2012.

SILVA, Tatiana da; FLORES, Claudia R. ; ERN, Edel ; TANEJA, Inder Jeet . Expansão do Ensino Superior: panorama, análises e diagnósticos do curso de licenciatura em Física a distância da Universidade Federal de Santa Catarina. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 27, p. 528-548, 2011.

MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Claudia Regina. Cenas de um ensino de Desenho: reflexões metodológicas para a escrita da história. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 11, p. 687-707, 2011.

ARRUDA, Joseane Pinto de; FLORES, Claudia Regina. Duas professoras, dois testemunhos: tecendo uma história das práticas do ensino de matemática no primário. Sobre Tudo, v. 07, p. 110-126, 2011.

ARRUDA, Joseane Pinto; FLORES, Claudia Regina. A linguagem dos conjuntos no ensino de Matemática: um estudo de caso em uma escola primária. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 405-424, 2010.

FLORES, Claudia Regina; ERN, Edel; TANEJA, Inder Jeet; SILVA, Tatiana da. Evaluation of distance learning undergraduate mathematics and phisics programs offered by the federal university of Santa Catarina: A possible model. Avaliação (UNICAMP), v. 15, p. 181-200, 2010.

RAMOS, Elenita Eliete de Lima; FLORES, Claudia Regina. Educação Matemática: Um Estudo em Ambiente de Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Boletim GEPEM, v. 56, p. 85-98, 2010.

ZAGO, Hellen da Silva; FLORES, Claudia Regina. UMA PROPOSTA PARA RELACIONAR ARTE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Latinoamericana, v. 13, p. 337-354, 2010.

FLORES, Claudia Regina. Cultura visual, Visualidade, Visualização Matemática: Balanço Provisório, Propostas Cautelares. Zetetike (UNICAMP), v. 18, p. 271-294, 2010.

ROCCO, Cristiani Maria Kusma; FLORES, Claudia Regina. Análise histórica das práticas e discursos escritos sobre o ensino de Geometria e o uso de materiais didáticos. Quadrante (Lisboa), v. XIX, p. 59-79, 2010.

FLORES, Claudia R.; MORETTI, Méricles Thadeu. A articulação de registros semióticos para a aprendizagem: analisando a noção de congruência semântica na matemática e na física. Perspectivas da Educação Matemática, v. 1, p. 25-39, 2008.

COLOMBO, Janecler Aparecida Amorin; FLORES, Claudia Regina; MORETTI, Méricles Thadeu. Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências. Zetetike (UNICAMP), v. 16, p. 41-72, 2008.

FLORES, Claudia Regina. Saber, tecnologia e representação na arte militar do século XVIII: a propósito da obra de Luis Serrão Pimentel. Educação Matemática Pesquisa, v. 10, p. 279-293, 2008.

FLORES, Claudia Regina. Teoria e representação geométrica na obra de Albrecht Dürer: um ensino de matemática para pintores e artesãos. Unión (San Cristobal de La Laguna), v. 3, p. 01-10, 2007.

COLOMBO, Janecler Aparecida Amorin; FLORES, Claudia Regina; MORETTI, Méricles Thadeu. Reflexões em torno da representação semiótica na produção do conhecimento: compreendendo o papel da referência na aprendizagem da matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 9, p. 180-203, 2007.

FLORES, Claudia Regina. Registros de representação semiótica em matemática: história, epistemologia, aprendizagem. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 26, p. 77-102, 2006.

FLORES, Claudia Regina; MORETTI, Méricles Thadeu. As figuras geométricas enquanto suporte para a aprendizagem em geometria: um estudo sobre a heurística e a reconfiguração. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 1, p. 5-13, 2006.

FLORES, Claudia Regina; MORETTI, Méricles Thadeu. Como representar um piso quadriculado: história da perspectiva e ensino de geometria. Bolema (Rio Claro), Rio Claro, v. 1, n.1, p. 79-93, 2005.

FLORES, Claudia Regina. A problemática do desenho em perspectiva: uma questão de convenção. Zetetike (UNICAMP), Campinas, v. 11, n.19, p. 81-99, 2003.

FLORES, Claudia Regina. Abordagem histórica no ensino de matemática: o caso da representação em perspectiva. Contrapontos (UNIVALI), Itajaí, v. 1, n.1, p. 377-388, 2002.

FLORES, Claudia R.. Algumas considerações acerca da visualização no ensino de matemática. Boletim de Educação Matemática, Florianópolis, v. 12, p. 1-2, 2001.

FLORES, Claudia R.; CUNHA, J. L. ; ARRUDA, J. P. ; MORETTI, Méricles Thadeu . Os obstáculos didáticos são contornáveis?. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 7, n.42, p. 47-23, 2001.

FLORES, Claudia Regina; MORETTI, Méricles Thadeu. Olhar em perspectiva: análise da representação do espaço e suas implicações na visualização de figuras tridimensionais no ensino da geometria. Contrapontos (UNIVALI), Itajaí- Santa Catarina, v. 1, p. 119-127, 2001.

FLORES, Claudia R.. Cálculo de áreas: a idéia da composição e decomposição de uma figura. Boletim de Educação Matemática, Florianópolis, v. 3, 1998.

FLORES, Claudia R.. As figuras geométricas podem ser vivas?. Boletim de Educação Matemática, Florianópolis, v. 4, 1998.